domingo, 7 de dezembro de 2008

SEXO NO PRIMEIRO ENCONTRO, SIM OU NÃO?

Olhares insinuantes, um papo tão interessante que parece que já se conhecem há séculos. O desejo aflora e a dúvida também: ir ou não para a cama?

Apesar de todo o modismo dos dias de hoje e da pressão para que exista intimidade sexual já no primeiro encontro, na verdade esse é um assunto extremamente complexo que causa muitas dúvidas e preocupações.

A lei do desejo ainda beneficia o homem. Para ele querer sexo no primeiro encontro é considerado normal. Para uma mulher, ainda é complicado porque ela pode ser considerada “fácil”, ou seja, o seu valor social fica comprometido em função do seu comportamento sexual. A mulher autoconfiante que busca ser espontânea em relação ao seu desejo, sem se preocupar com o que os outros pensam, pode ser mal interpretada pelo pretendente.

É importante frisar que, em geral, o sexo no primeiro encontro não traz grandes benefícios. Tudo vai depender do que se espera desse primeiro encontro. Se ambos estão em busca de aventura, podem ter uma noite quentíssima. Se a mulher vai para a cama com a expectativa de que este parceiro pode vir a ser o seu grande amor, corre o risco de colher uma grande decepção. No dia seguinte vai aguardar ansiosa um telefonema, que pode não acontecer. Ou até ficar dias idealizando um romance que não existe.

No sexo casual ou sem compromisso impera a sensualidade e o prazer, sem envolvimento afetivo ou emocional. Ninguém tem que provar nada a ninguém.
Muitas vezes, o sexo pode acabar acontecendo no primeiro encontro movido por impulso, seja pelo encantamento do momento, pelo excesso de bebida ou por uma questão de auto-afirmação.

É perceptível que lentamente está acontecendo uma mudança de mentalidade. Muitos homens se posicionam de forma firme quando não estão disponíveis para o sexo, sem comprometer a sua virilidade. Algumas mulheres não estão mais dispostas a reprimir os seus desejos e deixam claro que sabem diferenciar sexo e compromisso.

Mas é claro que toda regra tem a sua exceção. Às vezes, o encantamento e a atração são tão irresistíveis que o casal acaba indo para a cama logo de cara. Nesse caso, vale lembrar que o uso do preservativo e de métodos contraceptivos é fundamental para assegurar sexo prazeroso e seguro. A sintonia pode determinar se haverá ou não continuidade. Muitas histórias de amor tiveram início na cama, no primeiro encontro.

Na dúvida, é melhor não arriscar. Se o interesse é ter um relacionamento sério, o ideal é dar um tempo para se conhecerem um pouco melhor. Até porque um relacionamento sólido se constrói no decorrer do tempo, enquanto cresce o envolvimento afetivo e a intimidade sexual. Sem pressa e sem ansiedade a sexualidade pode ser um importante fator de sustentação e fascínio no relacionamento amoroso.

Por isso, é muito importante que se dêem a oportunidade do conhecimento mútuo antes do sexo. Cada um tem o seu próprio tempo que deve ser respeitado. Não faço referência a fazer gênero, se mostrando inacessível, assexuada, ou apenas para se mostrar difícil. Instintivamente a pessoa sabe o melhor momento e a melhor hora para a intimidade acontecer. Quando o exercício do amor acontece como fruto do companheirismo e da cumplicidade, dar e receber será uma fonte de prazer. E a entrega de corpo e alma passa a ter um significado todo especial.

Marlene Heuser
Consultora de Relacionamento Amoroso e Interpessoal.
marlene@marleneheuser.com.br
41-3274-2131